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Incentivar as crianças e jovens a acordarem mais cedo alguns dias antes de começarem as aulas, para irem se adequando à realidade da rotina de estudos, já que crianças e adolescentes tendem a dormir até mais tarde nas férias;
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Orientar o filho na organização dos objetos que serão usados no dia seguinte – canetas, livros, cadernos, agendas, além do uniforme escolar. Isso pode evitar contratempos, atrasos e inconvenientes, como ter que voltar em casa para buscar trabalhos, objetos, lanche, entre outros;
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Motivar aqueles que temem o retorno à escola, especialmente as crianças pequenas. Lembrar que na escola têm brincadeiras e colegas. Além disso, deixe que ele ajude a escolher os materiais no ato da compra, isso com intuito de envolvê-lo e incentivá-lo;
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Estipular tempo para cada atividade, como descanso, videogame, estudo, assistir à televisão, entre outras. A definição de horários promove a disciplina da criança, que mais tarde se tornará um adulto organizado e responsável;
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Ajudar nos trabalhos e atividades de casa. A participação dos pais é fundamental. Mas só devem orientá-los nas atividades sem, no entanto, fazê-las para o filho.
Atividades físicas e arte melhoram o desempenho escolar
O Confef (Conselho Federal de Educação Física) divulgou um estudo realizado pela Universidade de lllinois, nos Estados Unidos, o qual revela que a atividade física tem relação direta com o desempenho escolar das crianças. De acordo com o autor do estudo, Charles Hillman, o exercício físico fez com que os meninos tivessem maior atenção nas avaliações, melhor resultado nas tarefas e compreensão mais clara da leitura. “O exercício faz com
que proteínas e neurotransmissores associados a aspectos importantes da aquisição de conhecimento atuem de forma diferente”, explica.
Os especialistas fazem um alerta: as crianças devem praticar atividades físicas recreativas, e nunca competitivas. “Os pequenos querem brincar. Distorcer esse interesse é um erro”, destaca Jorge Steinhilber, presidente do Confef, observando que “até os 10 anos, eles devem, de preferência, fazer jogos de coordenação motora com bolas, panos, arcos, papel e o que mais a criatividade permitir.”
Praticar a arte também é uma excelente opção para ajudar no desempenho escolar.
Assessoria pedagógica
O CAP trabalha com a assessoria pedagógica com o padrão de excelência do grupo FTD Sistema de Ensino.
Nossa equipe tem o intuito de acompanhar o desempenho dos alunos, ajudá-los quando necessário, debater e orientar os professores, além de manter uma relação mais próxima da família.
Relacionamento escolar
A relação família-escola é fundamental para a vida escolar das crianças e dos jovens.
É importante que os pais levem seus filhos para conhecerem o local aonde vão estudar e os seus professores.
Aprender a aprender
Para aprender, são necessários vontade, atenção, concentração, esforço, disciplina e dedicação. Leia no manual do aluno as “orientações de estudo”.
Prevenção ao uso de drogas
Uma grande preocupação, tanto dos pais, quanto dos professores, diretores de escola e autoridades do setor educacional é a prevenção ao uso de drogas.
O uso de drogas é uma prática que vem trazendo consequências desastrosas à sociedade, entre elas a desestruturação familiar e profissional, o aumento da violência e o crescimento de acidentes no trânsito.
Ao longo do ano desenvolvemos uma série de atividades, vivências e estudos que auxiliam as crianças e os adolescentes a atuarem na vida de uma forma sadia e responsável.
A compra do material escolar
Todo início de ano letivo é a mesma coisa: uma maratona para comprar material escolar.
Os pais querem materiais com preços mais acessíveis; os filhos preferem aqueles que estampam seus personagens preferidos, os mais coloridos, mais bonitos, enfim, normalmente os mais caros e que estão na “moda”. Mas, para ajudar os pais a economizarem e comprarem o material mais adequado, vão aí algumas dicas:
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Antes de ir às compras, verifique os materiais do ano anterior para saber o que pode ser reaproveitado;
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O CAP pode comprar o material para você. Verifique no link "Matrículas" a lista de material;
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É sempre melhor pesquisar antes de comprar, pois os materiais escolares sofrem variações de preço de uma papelaria, ou livraria, para outra;
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Pesquise as marcas, pois uma marca menos conhecida pode oferecer materiais tão bons quanto uma famosa.
Uniforme Escolar
Praticidade e economia. São dois fatores proporcionados pelo uso do uniforme escolar.
Além disso, evita o consumismo.
O uniforme representa um vínculo de identidade com a escola e um fator de segurança, pois os alunos podem ser identificados em caso de necessidade.
A prática das escolas em estabelecer o uso da mesma roupa entre os alunos tem origem no exército, uma das primeiras instituições a adotar uma vestimenta igual para os militares. Já os uniformes escolares começaram a ser utilizados por volta de 1890. Escolas mais tradicionais passaram a adotar o uniforme, de fato, somente na década de 1920. As demais, na década de 1930.
Os uniformes foram criados para simbolizar as cores, o nome, a tradição e o símbolo da escola. Dessa forma, alunos uniformizados deveriam manter um comportamento exemplar e zelar pela imagem das instituições, mesmo fora delas. Entre as décadas de 1940 e 1970, o uniforme de uma instituição conceituada era um símbolo de aceitação social. A partir dos anos 1990, as escolas, principalmente privadas, mudaram bastante os modelos de seus uniformes. Optaram por roupas mais confortáveis.
Fonte: Diário Catarinense, dez/2009