Leitura Importante
A informática no CAP fazendo o futuro
Nenhuma outra máquina transformou tão rapidamente o mundo, e de maneira tão complexa. Os computadores estão enredados na própria estrutura da vida moderna, o que torna praticamente impossível evitá-los ou mesmo ignorá-los.
Neste contexto, a informática no CAP possibilita ao aluno o entrosamento e aperfeiçoamento do uso da tecnologia. O estudante adquire intimidade com o computador e com o mundo da informática, desde a Educação Infantil, em sua teoria e em sua prática, com centenas de equipamentos em uso.
Muito importante que pais e alunos acessem em nosso portal o material “Ética e Segurança Digital” (www.colegiopeixoto.com.br - menu CAP Online).
Aqui estão alguns conselhos que Bill Gates ditou em uma conferência em uma escola secundária sobre 11 coisas que estudantes não aprenderam na escola:
Ele fala sobre como a “política educacional de vida fácil para as crianças” tem cria-do uma geração sem conceito da realidade, e como esta política tem levado as pessoas a falharem em suas vidas posteriores à escola.
Muito conciso, todos esperavam que ele fosse fazer um discurso de uma hora ou mais. E ele falou por menos de cinco minutos, foi aplaudido por mais de dez minutos sem parar, agradeceu e foi embora em seu helicóptero a jato...
Regra 1
A vida não é fácil, acostume-se com isso.
Regra 2
O mundo não está preocupado com a sua autoestima. O mundo espera que você faça alguma coisa útil para ele ANTES de sentir-se bem com você mesmo.
Regra 3
Você não ganhará R$ 20.000 por mês assim que sair da escola. Você não será vice-presidente de uma empresa com carro e telefone à disposição antes que você tenha con-seguido comprar seu próprio carro e telefone.
Regra 4
Se você acha seu professor rude, espere até ter um chefe. Ele não terá pena de você.
Regra 5
Vender jornal velho ou trabalhar durante as férias não está abaixo de sua posição soci-al. Seus avós têm uma palavra diferente para isso: eles chamam de oportunidade.
Regra 6
Se você fracassar, não é culpa de seus pais. Então não lamente seus erros, aprenda com eles.
Regra 7
Antes de você nascer, seus pais não eram tão críticos como agora. Eles só ficaram as-sim por pagar as suas contas, lavar suas roupas e ouvir você dizer que eles são “ridículos”. Então antes de salvar o planeta para a próxima geração querendo consertar os erros da geração dos seus pais, tente limpar seu próprio quarto.
Regra 8
Sua escola pode ter eliminado a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim. Em algumas escolas você não repete mais de ano e tem quantas chances precisar até acertar. Isto não se parece com absolutamente NADA na vida real. Se pisar na bola, está despedido, RUA!!!
Faça certo da primeira vez.
Regra 9
A vida não é dividida em semestres. Você não terá sempre os verões livres e é pouco provável que outros empregados o ajudem a cumprir suas tarefas no fim de cada período.
Regra 10
Televisão (e internet) NÃO é vida real. Na vida real, as pessoas têm que deixar o barzi-nho ou a festa e ir trabalhar.
Regra 11
Seja legal com os CDFs (aqueles estudantes que os demais julgam que são uns bo-bões).
Existe uma grande probabilidade de você vir a trabalhar PARA um deles.
Oração de São Francisco
Senhor,
Fazei-me instrumento de Vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor.
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.
Onde houver discórdia, que eu leve a união.
Onde houver dúvida, que eu leve a fé.
Onde houver erro, que eu leve a verdade.
Onde houver desespero, que eu leve a esperança.
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre,
Fazei que eu procure mais consolar que ser consolado;
Compreender que ser compreendido;
Amar que ser amado,
Pois é dando que se recebe,
É perdoando que se é perdoado
E é morrendo que se vive para a vida eterna.
Amém.
QUANTO CUSTA O FUTURO? O PAPEL DA INICIATIVA PRIVADA NA EDUCAÇÃO
Há anos que o CAP tem servido de plataforma e alicerce para a carreira e destino de alguns de muitos nomes que constroem e construirão este país, nos desafios que exigem qualidade de formação ética e moral, disciplina, cultura e discernimento.
A Escola precisa ter de você uma correta avaliação de sua importância presente, passada e futura. O custo de uma parcela mensal não é alto considerando tudo que o aluno recebe dela como investimento para a vida toda.
Ao abrir mão hoje de alguns confortos para prover o conforto de seus descendentes, a família está fazendo a sua parte para conseguirmos ter uma nação cada vez melhor. A Constituição Federal, no seu artigo 205, coloca a educação como dever do Estado.
No artigo 206 enumera como o Estado deverá cumprir sua obrigação, incluindo a obrigação de gratuidade nos estabelecimentos que mantiver. No artigo 209, a Carta Magna estabelece que o ensino é livre à iniciativa privada. A Lei 9.394/96, a LDB, como não poderia deixar de ser, segue a Constituição. Ela classifica as escolas particulares em dois tipos:
a - autofinanciáveis ou em sentido estrito, que devem se manter inteiramente por conta própria, ou seja, à custa dos recursos provenientes das anuidades escolares e de outras rendas que obtiver;
b - escolas comunitárias, confessionais e filantrópicas. A quase totalidade da receita da escola é absorvida pela folha de pagamento (representa muitas vezes até 80% do custo do ensino), embora quase nunca isso resulte em bons salários, pois é pesadamente tributada e paga enormes encargos trabalhistas. É a atividade que mais paga encargos sociais. O profissional da educação precisa ganhar mais. Além de ser a reserva cultural do país, ele é o modelo para quem estuda. Será difícil provar para os alunos que uma boa carreira começa pelos estudos se os profissionais estiverem insatisfeitos, aflitos, desesperançados.
Todas às vezes que você analisa suas contas mensais e, entre luz, água e telefone, depara com o carnê da escola, pode pensar que ela poderia muito bem não existir. Afinal existe a Escola Pública e gratuita. Na verdade a Escola Pública não é gratuita. Ela é paga pelos impostos que você recolhe, embutidos em tudo o que consome.
A escola pública não abriga todos que a ela buscam. Por falta de vagas ou por não atender às expectativas das famílias. Acrescente-se a isto o fato de que a cultura da nossa sociedade por vezes entende como qualidade a aprovação no vestibular, em vez da formação e da boa preparação geral do aluno.
Com isto, o Governo consegue desviar a atenção da sua responsabilidade com a educação pública, especializando-se a fazer intervenção nas anuidades escolares. A escola particular, em vez de opção, se tornou quase a única alternativa para os que pretendem um ensino melhor. O papel da escola particular é o de constituir uma OPÇÃO, para os que quiserem, pois todos têm o direito à educação da escola estatal.
A escola privada é diferente por uma filosofia, uma linha religiosa, uma metodologia, uma inovação, uma alternativa, um ensino ou curso especial, um objetivo diverso e pela qualidade. O maior papel da escola privada é constituir-se como um dos pilares da democracia e do pluralismo educacional. Não estando submetida à gerência do estado, sendo naturalmente diversa e mais ágil na decisão, a escola particular garante a pluralidade do ensino e a variação de ideias e de educação.
Estudos indicam que o aluno da Escola Pública custa em média entre três a seis vezes mais que o aluno da Escola Particular. O baixo custo e a alta qualidade da Escola Particular resultam da boa gerência, da eficiência empresarial, da racionalização dos trabalhos e da vigilância constante de suas atividades.
A escola particular, por necessidade de sobrevivência, força a melhoria da qualidade. Sem esta, o aluno desaparece e ela não se mantém. Disciplinado por natureza, dedicado ao trabalho por vocação e apegado a princípios por serem eles a base de nossa existência, o CAP continuará
cumprindo o seu papel na sociedade, buscando a manutenção do reconhecimento até agora obtido da comunidade, com o aprimoramento e a elevação contínua do padrão de qualidade que os faz nosso cliente.
A Escola e a superproteção
Há pais que não toleram que os filhos se sintam frustrados e sem querer(?), arris-cam-se a não contribuir para a sua melhor formação.
Ao longo de tantos anos à frente de uma escola, posso dizer que já passei por todo tipo de experiência e creio que as famílias que não apoiam/confiam na escola são as que mais me preocupam. Esse perfil, hoje tão comum, muito prejudica a formação dos nossos filhos, que não se fortalecem nem se preparam para assumir os desafios da própria vida, que, um dia, haverão de assumir sozinhos. A escola é um ambiente importantíssimo para a aprendizagem da vida. É nesse espaço que crianças e adolescentes têm contato com a diversidade da sociedade em que estão inseridos. Uma escola é formada por pes-soas, cada uma com suas individualidades, seus defeitos e qualidades, com seu jeito de ser e pensar. E é na interação com essa diversidade que os alunos aprenderão muitas lições fundamentais para a vida.
A equipe da escola atua diretamente com os alunos e seus familiares e é parte muito importante nesse elo. É claro que, ao contratar um profissional, buscamos aqueles que demonstram afinidades com nossos valores, portanto, aqueles que, com mais facilidade, trabalharão pelo sucesso do projeto que optaram por abraçar. Mas, como todos nós, terão seus dias difíceis, também errarão na escolha das palavras, se perderão nas sutilezas lin-guísticas ou derraparão no tom de voz escolhido. Situações pequenas e corriqueiras po-dem se agigantar quando, no intuito de proteger nossos filhos, não paramos para refletir sobre o que os pequenos nos trazem. Quantas vezes já vivi a experiência de atender pais armados até os dentes, que, com todas as letras, afirmam que os filhos não mentem nem distorcem fatos, pais que se esquecem da idade em que os rebentos se encontram, pais que não permitem que seus filhos fujam dos padrões que para eles idealizaram. Pais que não toleram que os filhos se sintam frustrados, que julgam que têm direito a tudo.
Muitas vezes, ouvi a afirmação de que pais são clientes e, por isso, devem ser bem tratados. Ora, não estamos falando de uma loja de camisas, mas de uma escola, e uma escola não possui clientes, possui pais e mães, que devem sempre ser tratados com o maior respeito, não por pagarem as parcelas mensais, mas por serem pais, por serem exemplos para os filhos. Por isso, não é aceitável que um pai ou uma mãe entre na escola e falte ao respeito com o professor ou qualquer outro membro da equipe. Por serem pais, devem ser exemplo de civilidade, de cordialidade, de respeito. As crianças estão apren-dendo a todo o momento com as atitudes que presenciam. Por isso, respeito, bom senso e equilíbrio, sempre.
Adaptação de artigo de Virgílio Machado
Parabéns! Você estuda em um dos melhores Colégios da cidade
O ensino oferecido pelo CAP tem reconhecimento nacional como sendo de alta qualidade. Várias famílias, ao se transferirem para outros Estados, nos relatam a facilidade de adaptação e o alto nível dos alunos que cursaram o CAP. Do jardim até o 5º ano desenvolvemos um currículo com atividades e disciplinas que, em alguns casos, estão um ano à frente de outras escolas. É um ensino “puxado” onde os alunos são elementos ativos no processo de ensino-aprendizagem. O CAP mantém-se entre as escolas de Santa Catarina que nos últimos anos obtiveram ótimos índices de aprovação em vestibulares. Desde 1971 o CAP tem servido de plataforma e alicerce para a carreira de muitos nomes que constroem e construirão este país, nos desafios que exigem qualidade de formação ética e moral, disciplina, cultura e discernimento. A comunidade confirma e reconhece a qualidade de nossos serviços. Na atribulação do dia a dia muitas famílias têm pouca oportunidade de conhecer o Colégio. Aproveitem os sábados de atividades (datas na agenda escolar) e façam-nos uma visita. Nossa equipe terá prazer e orgulho em mostrar-lhes nossas excelentes instalações e condições de trabalho. Com a contínua ampliação da nossa estrutura física podemos oferecer excelentes instalações, com espaços para lazer e salas especiais. A Direção e o corpo de funcionários do CAP são formados por profissionais capacitados e preparados para oferecer-lhes o serviço no nível de qualidade exigido. Promovemos constantemente a modernização e atualização dos conceitos e métodos, visando acompanhar e liderar o processo de inovação tecnológica e metodológica, servindo de modelo e padrão. O que existe de melhor e de moderno em termos de educação está disponível no CAP. Para seu uso!