A educação integral diz respeito ao acompanhamento global do sujeito, ou seja, ela propõe trabalhar com o ser humano de forma ampla indo além dos aspectos da cognição. Prevê a importância do olhar, das artes, da estética, da música, permeando a aprendizagem. Além disso, para as famílias torna-se uma tranquilidade a mais, pois, o aluno permanece na escola por mais tempo, reúne todas as atividades extracurriculares no mesmo local, o que dispensa deslocamentos e estresse de trânsito. Os alunos estão sempre com ocupação de qualidade e supervisão constante por profissionais habilitados.
Ensino Integral CAP - 1º ao 7º EF
A educação integral diz respeito ao acompanhamento global do sujeito, ou seja, ela propõe trabalhar com o ser humano de forma ampla indo além dos aspectos da cognição. Prevê a importância do olhar, das artes, da estética, da música, permeando a aprendizagem. Além disso, para as famílias torna-se uma tranquilidade a mais, pois, o aluno permanece na escola por mais tempo, reúne todas as atividades extracurriculares no mesmo local, o que dispensa deslocamentos e estresse de trânsito. Os alunos estão sempre com ocupação de qualidade e supervisão constante por profissionais habilitados.
A organização do Integral no CAP
No matutino frequentam a turma regular. Ao término do período, a monitora do integral acompanha os alunos até a sala onde realizam a higiene, guardam seus materiais e preparam-se para o almoço. Aproveita-se esse momento para evidenciar questões voltadas para a educação alimentar. Possibilita-se o contato com diferentes alimentos, além de posteriormente destacar discussões sobre desperdício, preparo, valor nutricional, entre outros.
Após o almoço, os alunos têm um momento de relaxamento. Aproveitam esse tempo para descansar, ouvir música com seus fones de ouvido ou tirar uma soneca. Na sequência oferecemos o horário de estudos, que compreende a realização dos deveres do dia acrescido de atividades extras relacionadas ao conteúdo apresentado, no modelo "aula dada, aula estudada". E para completar a tarde, a cada dia da semana possibilitamos a realização de algumas atividades específicas, conforme segue.
A Educação Física no integral contempla atividades esportivas e recreativas. A monitora coordena o grupo que, de forma independente, diverte-se enquanto vivencia situações de liderança, trabalho em equipe, cooperação e criatividade. O Taekwondo, além de trabalhar com o físico, desenvolve a concentração, a disciplina e autonomia.
Na piscina, a recreação propicia aos alunos a exploração de seus movimentos e o desenvolvimento ainda maior de habilidades como equilíbrio, força e elasticidade, enquanto realizam as atividades propostas pela monitora. O momento de leitura reforça o hábito, desperta o interesse pelo acervo da biblioteca e também resume-se em um momento de "relax" no Cantinho de Leitura. A monitora promove hora do conto, exploração das obras e trocas de informações entre eles sobre o que estão lendo. Dessa forma, torna -se prazeroso o ato de ler.
Na informática, explora-se o uso de softwares livres, uso de ferramentas de busca para pesquisas e editores de textos. Através de jogos e desafios, pesquisas na rede e produções próprias, estimula-se o máximo proveito desse recurso. O Espanhol e o Japonês destacam-se como mais uma opção de idioma. O foco é o reconhecimento da língua atrelada à conversação e pequenas produções envolvendo o vocabulário apreendido.
A aula Maker, além de proporcionar uma significativa ampliação na criatividade, resgata o valor da atividade manual, desperta o senso de produção de cultura pelo contato com diferentes materiais e ações como cortar, lixar, pintar.
O cineminha consiste em um momento para assistir a filmes e discutir sobre eles. Os alunos são desafiados a colocarem-se no lugar dos personagens, opinarem sobre os fatos, inferir sobre novos finais ou diferentes formas de resolução para os possíveis conflitos. Portanto, mais uma opção para desenvolverem seu senso crítico, sua postura social, seus valores.
-
Coordenação motora - Jd. Integral
-
Culinária - Jd. Integral
-
Culinária (registros) - Integral
-
Lanche feito pelos alunos - Integral
-
Projeto fotografia com o fotógrafo Fabrício - Integral
-
Projeto resgate de brinquedos e brincadeiras: Passa anel - Integral
-
Artesanato: cobrinha com papel colorido - Integral
-
Projeto Vitamina de frutas - Integral
-
Projeto xadrez - Integral
-
Culinária - Integral
-
Projeto - alimentação saudável - Integral
-
Piscina - Integral
-
Projeto Supera2 - Integral
-
Projeto Supera - Integral
-
Projeto Xadrez - Integral
-
Plaquinhas de conscientização
-
Museu - 2º B
-
Aula sobre o meio ambiente - Integral
-
Clássicos da literatura infanto-juvenil - pesquisa - Integral
-
Educação Alimentar: Culinária: Vitamina de frutas - Integral.
-
Encerramento do Projeto menina bonita do laço de fita - Integral
-
Projeto Meio Ambiente - Fazendo papel reciclado - Integral
-
Projeto Contação de histórias: Recortar para a montagem do painel
-
Projeto Integral - Contação de histórias: Menina bonita do laço de fita
-
Bingo - Integral
-
Lanche - Integral
-
Lanche para o Integral - Vespertino
-
Teatro - Atividades que visam: Percepção Motora, Concentração, e o lúdico - Integral
-
Teatro
-
Aprendendo xadrez
-
Recreação
-
Preparando para o Natal - Bilíngue
-
Aula online - Bilíngue - Integral
-
Halloween - Integral
-
Hora do conto - Baby I - Vespertino
-
Treasure Hunt - Integral - Vespertino
-
Culinária Bilíngue - Vespertino
-
CapLab - Integral - Vespertino
-
Culinária - Integral - Matutino
-
CapLab - Integral
-
Caplab - Integral
-
LabCAP - Integral
-
Bola maluca - Integral
-
Culinária - Jd. Baby - Integral - Vespertino
-
Projeto Fundo do Mar