Coperve anuncia alterações no Vestibular UFSC 2018

Coperve anuncia alterações no Vestibular UFSC 2018

29/05/2017 13:07

Na busca pelo constante aprimoramento, o Vestibular da UFSC 2018, que será realizado nos dias 9, 10 e 11 de dezembro de 2017, terá algumas alterações no que se refere às provas, aos pesos das disciplinas e às notas mínimas para aprovação.

Quanto às provas, as de História e Geografia serão substituídas pela prova de Ciências Humanas e Sociais com 20 questões, que abordarão as seguintes disciplinas: 7 (sete) questões de História, 7 (sete) questões de Geografia, 2 (duas) questões de Filosofia, 2 (duas) questões de Sociologia e 2 (duas) questões interdisciplinares envolvendo duas ou mais dessas áreas. As disciplinas de Filosofia e Sociologia são atualmente obrigatórias no Ensino Médio (conforme Lei nᵒ 11684, de 2/6/2008, e mantidas pela recente reforma do Ensino Médio, Lei nº 13.415, de 16/2/2017), bem como fazem parte da prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Sendo assim, a UFSC entende ser pertinente a inclusão dessas disciplinas nas provas do Vestibular. As demais provas, bem como a redação e as questões discursivas, permanecem inalteradas.

As alterações relativas aos pesos das disciplinas e às notas mínimas para aprovação (pontos de corte) têm como objetivo valorizar as habilidades do candidato nas disciplinas que fornecem a base de conhecimento para o curso e estabelecer um nível razoável de conhecimento em cada área, considerando o necessário para que o aluno seja capaz de acompanhar as disciplinas que compõem a grade curricular do curso. Como exemplo dessas alterações, citamos os cursos da área tecnológica, para os quais se estabeleceu nota mínima 2 e peso 3 e 2, respectivamente, para as disciplinas de Matemática e Física.

O detalhamento de todas as alterações constará na Resolução e no Edital do Vestibular UFSC/2018.

Confira o Resumo das alterações para o Vestibular UFSC 2018.

Comissão Permanente do Vestibular (Coperve)