No CAP, o Ensino Médio sempre foi focado nos novos desafios que o estudante possa assumir, buscando consolidar valores e atitudes positivas, elaborar projetos, ampliar habilidades para enfrentar as responsabilidades da vida adulta, do futuro mercado de trabalho, das novas obrigações, das novas identidades… Tanto que há muito tempo nossa carga horária já contemplava mais de 3000 horas, atualmente obrigatórias, além das inúmeras disciplinas que o aluno podia optar como extracurricular. Para o NOVO EM fizemos algumas mudanças a título de organização e aproveitamos para inovar em aspectos que reforçam ainda mais o alcance dos nossos objetivos. Em termos de estrutura, nosso EM é composto das 1ª, 2ª e 3ª séries (sendo esta em regime de Terceirão – aluno que produz, cria, constrói, protagoniza e resolve problemas). No mundo atual, com exigências que se mostram ainda maiores, o papel do Ensino Médio na vida dos alunos torna-se cada vez mais decisivo. Nesta etapa da vida escolar, o jovem, em toda a diversidade que está inserido, precisa pensar de forma globalizada, trabalhar colaborativamente, aprender a buscar respostas para problemas que ainda nem existem. Desta forma, é evidente que precisamos propor processos criativos, investigativos e empreendedores. Pensamos no jovem que construa seu projeto de vida de forma consciente, que perceba a importância dos conhecimentos culturalmente estabelecidos, porém entenda que tais conhecimentos servem para resolução de problemas. Nosso Ensino Médio é a construção de um projeto de vida. Ele passa pelo preparo para o Vestibular das principais Universidades públicas e privadas do Brasil e do exterior, mas também relaciona-se às competências necessárias para que o jovem possa gerenciar suas próprias escolhas, independente da carreira que resolva seguir.

Ensino Médio CAP

Não há limites para o nosso jovem. Ele pode tudo aquilo que se dedicar a fazer!

Para o NOVO EM fizemos algumas mudanças a título de organização e aproveitamos para inovar em aspectos que reforçam ainda mais o alcance dos nossos objetivos. (veja a grade curricular abaixo).

Em termos de estrutura, nosso EM é composto das 1ª, 2ª e 3ª séries (sendo esta em regime de Terceirão – aluno que produz, cria, constrói, protagoniza  e resolve problemas).

No mundo atual, com exigências que se mostram ainda maiores, o papel do Ensino Médio na vida dos alunos torna-se cada vez mais decisivo. Nesta etapa da vida escolar, o jovem, em toda a diversidade que está inserido, precisa pensar de forma globalizada, trabalhar colaborativamente, aprender a buscar respostas para problemas que ainda nem existem. Desta forma, é evidente que precisamos propor processos criativos, investigativos e empreendedores. Pensamos no jovem que construa seu projeto de vida de forma consciente, que perceba a importância dos conhecimentos culturalmente estabelecidos, porém entenda que tais conhecimentos servem para resolução de problemas. Nosso Ensino Médio é a construção de um projeto de vida. Ele passa pelo  preparo para o Vestibular das principais Universidades públicas e privadas do Brasil e do exterior,  mas também relaciona-se às competências necessárias para que o jovem possa gerenciar suas próprias escolhas, independente da carreira que resolva seguir.

Para alcançar estes objetivos, o CAP investe em uma estrutura física e pedagógica de ponta. O aluno desde o 1º ano tem um currículo diferenciado com aulas de formação geral básica (FGB - conteúdos elencados pela Base Nacional Curricular Comum - BNCC) bem estruturadas e interligadas e também trilhas formativas (Itinerários Formativos) que servem para instrumentalizar o jovem nas diferentes áreas do conhecimento, podendo experimentar, investigar, criar, enfim, verificar qual é sua maior habilidade e nela investir suas forças ou buscar lapidar aquela que é seu objeto de desejo. Não há limites para o nosso jovem. Ele pode tudo aquilo que se dedicar a fazer.

Contamos com modernos laboratórios de pesquisa, onde vai criar, testar suas hipóteses e construir sobre os conceitos, espaço Maker, onde o aluno vai produzir, criar, colocar a “mão na massa”, ampla tecnologia, para facilitar seus estudos, sua busca, o trabalho compartilhado, a viagem sem sair do lugar, uma robusta plataforma de apoio do parceiro FTD/SE: Sou Iônica, com simuladores, laboratórios virtuais, questões para estudo dirigido, apoio com plantão de dúvidas 24h por dia, além da sala virtual e das inúmeras ferramentas Google à disposição apenas com um toque de dedos.

Para alunos que tendem mais para as artes,  oferecemos um lindo auditório, uma sala de dança ampla e uma sala de música com todos os recursos necessários à atuação, a vivência de personagens, ao treino para desinibição preparando este aluno para falar em público com tranquilidade,  expressão corporal, dança, canto e também o manuseio de instrumentos musicais.

Tudo isso mediado por uma equipe pedagógica totalmente engajada, professores com certificação Google, atuantes e comprometidos.

Nosso Ensino Médio é firmado no lema: “Seu esforço, nossa força!”

O CAP considera de fundamental importância a apresentação inteligente dos conhecimentos culturalmente estabelecidos (atualmente chamados de Formação Geral Básica - BNCC), porém, também investe no desenvolvimento de competências, estimulando os hábitos intelectuais que permitem a busca constante do aprender. Queremos contribuir para formar cidadãos ativos, que estarão à frente de seu tempo como verdadeiros agentes de transformação.